quarta-feira, 10 de junho de 2009

A IMPORTÂNCIA DO BRINQUEDO E DO ATO DE BRINCAR





Terra do Sempre .

brinquedos pedagógicos

Apresentamos parte do texto de

ANA PATRÍCIA BEZERRA FALCÃO
RAFAELA DE OLIVEIRA RAMOS

Trabalho de graduação apresentadocomo requisitos para obtenção

do grau de Bacharel de Psicologia,

sob orientação

da professora Célia Regina da Silva Amaral.

poderão ver o texto completo em:

http://www.nead.unama.br/site/bibdigital/monografias/

IMPORTANCIA_BRINQUEDO_ATO_BRINCAR.PDF


Ao brincar, a criança percebe-se com um “ser” no mundo numa relação entre o que é pessoal (interior) e o que é do grupo (realidade externa).
Portanto, o brinquedo é uma atividade que permite o ingresso no mundo da imaginação e no mundo das regras .
A pesquisa também nos informa que o lúdico para a criança é o meio de expressão
fundamental e é através da brincadeira , que as crianças muito aprende com se adaptar ao mundo .

Brincar, é criar situações mais estimuladoras para que a criança por si mesma descubra o conhecimento.

O brinquedo e o ato de brincar, completa o mundo mágico infantil, pois é uma das principais formas de auto-descoberta e vivências da própria criança, partindo da percepção de seus limites e de suas possibilidades, explorando seu ambiente através de suas brincadeiras de uma
maneira saudável e produtiva, contribuindo assim, para a integração de suas primeiras experiências culturais.

É necessário a informação sobre a importância do trabalho com o brinquedo em detrimento á própria formação da criança.
O desenvolvimento da criança acontece através do lúdico.
Ele precisa brincar para crescer. Segundo Piaget (1989) , a maneira da criança assimilar
(transformar o meio para que este se adapte às suas necessidades) e de acomodar
(mudar a si mesmo para adaptar-se ao meio) deverá ser sempre através do lúdico.

Em relação a atividade escolar, a mesma deverá ser uma forma de lazer e de trabalho para as crianças do pré-escolar. Com isso, os brinquedos tornam-se recursos didáticos de grande aplicação e valor no processo ensinoaprendizagem.
A criança aprende melhor brincando e todos os conteúdos podem ser ensinados através das brincadeiras, ou seja, em atividades predominantemente lúdicas As atividades com os brinquedos terão sempre objetivos didáticos-pedagógicos e visarão propiciar o desenvolvimento integral do educando.

“Os métodos de educação exigem que se forneça as crianças um
material conveniente, a fim de que jogando, elas, cheguem a assimilar as
realidades intelectuais, que sem isso, permanecerem exteriores à inteligência
infantil” Piaget (1989)


Os brinquedos deverão representar desafios para a criança e
devem estar adequados ao seu interesse e suas necessidades criativas.

É nesse contexto que se apresenta a importância do brinquedo como estimulador
da curiosidade, da iniciativa e da auto-confiança, e proporciona aprendizagem,
desenvolvimento da linguagem, do pensamento, da concentração e da atenção.

Brincar é indispensável á saúde física, emocional e intelectual da criança. É uma arte, um dom natural que, quando bem cultivado, irá contribuir no futuro para a eficiência e o equilíbrio do adulto. A criança que brinca, acostuma-se a ter seu tempo livre utilizado criativamente. Esse hábito, se desenvolvido de forma saudável, além de trazer satisfação, com o passar do tempo irá se transformando em atitudes de predisposição para o trabalho.

A importância do brinquedo decorre de sua capacidade de instigara imaginação infantil, e é através dele que a pedagogia se justapõe ao lúdico, ou seja,
o brinquedo passa ser visto como algo sério, conseqüente e não apenas o
instrumento que as crianças utilizam para se divertir e ocupar seu tempo, mais é um objeto
é capaz de educá-las e torná-las, no tempo.
Ao ver o brinquedo, a criança é tocada pela sua proposta,
reconhece umas coisas, descobre outras, experimenta e reinventa, analisa,
compara e cria. Sua imaginação se desenvolve e suas habilidades também.
Enriquecendo seu mundo interior, tem mais coisas a comunicar e cada vez mais
pode participar do mundo que a cerca, suavizando o impacto provocado pelo
tamanho e pela força dos adultos, diminuindo o sentimento de impotência da
criança.
O brinquedo é influenciado pela idade, sexo e presença de companheiros, além dos aspectos ligados a novidade, surpresa, complexidade e variabilidade. A criança pode brincar só, perto de companheiros, alcançando ou não um grau elevado de cooperação para atingir um objetivo comum.

Uma bola por exemplo, sugere um pouco de exercício, um ursinho de pelúcia pode ser um grande amigo, enfim, os brinquedos servem de intermediários para que a criança
consiga integrar-se melhor ao mundo em que vive.
O interesse da criança e a ação de brincar envolvem,
conforme sua faixa etária, seu desenvolvimento
sócio-afetivo e seus hábitos culturais.
O brinquedo e as brincadeiras são excelentes oportunidades para nutrir a linguagem verbal se torne mais fluente e haja maior interesse pelo conhecimento de palavras novas. A variedade de situações que o brinquedo possibilita pode favorecer
aquisição de novos conceitos.
A participação de um adulto, ou criança mais velha, pode enriquecer o processo; a criança faz
experiências descobrindo as leis da natureza, o adulto introduz os novos conceitos por elas vivenciados, completando assim, a sua integração.
Ao brincar em grupos ou mesmo sozinhas,
as crianças fazem de suas brincadeiras uma verdadeira prática social
e nessa prática, aprendem a jogar, a contar, a distinguir e a organizar suas idéias e suas vidas.
Ao contrário do que muitos pensam o brinquedo não é uma simples recreação ou passatempo, mas forma mais completa
que a criança tem de se comunicar consigo mesma e com
o mundo.
É na magia do brinquedo que ela desenvolve a auto – estima, a imaginação, a confiança, o controle, a criatividade, a senso – percepção, a cooperação e o relacionamento interpessoal.
Já vai longe o tempo em que brincar era considerado uma simples
recreação ou passatempo como dizia antigamente.
Atualmente graças ao trabalhode psicólogos e educadores como Piaget e Vigotsky, há uma forte convicção de que brincar é de fundamental importância para o desenvolvimento social, afetivo e
cognitivo da criança.


3 comentários:

  1. The Best Casino Site in Nigeria With Odds & Payouts
    Our comprehensive list of online casino site reviews, payouts, bonuses and other info for the top online casino sites in Nigeria.🏆 The Best Casino Site in Nigeria ⚡ Best 💵 Best Welcome Bonus: 100% up to luckyclub.live R3,200💵 Minimum Deposit: R18,000

    ResponderExcluir
  2. Slots Machines at Foxwoods in Washington DC | Slot machines
    The gaming areas at Foxwoods Casino 구미 출장마사지 in Washington, D.C. provide slots and 안성 출장안마 video 논산 출장샵 poker machines, live table games 정읍 출장마사지 and a Foxwoods Casino Resort: Slot machines at 충청남도 출장샵 Foxwoods

    ResponderExcluir
  3. The King Casino | Situs Judi Slot Online Terbaik 2021
    Play https://octcasino.com/ online Pragmatic Play Slots https://septcasino.com/review/merit-casino/ at The King Casino - 출장마사지 Member Baru & Terpercaya 2021! Rating: 98% · https://febcasino.com/review/merit-casino/ ‎240,388 casinosites.one votes

    ResponderExcluir